segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Decisões, escolhas, opções de vida

Há momentos na vida em que pomos em causa as nossa escolhas... vivemos o dia-a-dia numa azafama tão grande que por vezes esquecemos que há coisas importantes que devíamos valorizar e que simplesmente ignoramos pelo simples facto de estarmos ocupados com o trabalho... há momentos em que a monotonia se instala e os dias parecem todos iguais... acordar de manhã bem cedo, ir para o trabalho, voltar a casa e estar umas quantas horas a ver tv ou a dormir, quase sem rentabilizar o dia, à espera da hora de voltar ao trabalho, este é o mal de trabalhar por turnos, temos horas livres durante o dia, mas o certo é que cria uma inércia tão grande que acaba por fazer com que não haja tempo para aproveitar o melhor da vida.
O facto de viver noutro País tem algumas coisas más, como estar longe da família, amigos, dos nossos cantinhos, de tudo aquilo que sempre tomamos como certo e que agora está a milhas de distância…mas também tem coisas boas, como o conhecimento de outras realidades, culturas, a aprendizagem de uma nova língua, novos amigos ou conhecidos e independência. Passamos apreciar cada pequena conversa que temos com aqueles que nos acompanharam ao longo da vida, cada momento, abraço ou pequenos gestos que recebemos daqueles que amamos. Passamos a valorizar mais as pequenas coisas que muitas vezes, porque não sentíamos falta, acabávamos por banalizar.
A opção que tomei em viver neste País, já me fez passar bons momentos, já me fez passar maus momentos e até momentos neutros, que é como quem diz, indiferentes, nem bons nem maus, mas tudo isto faz parte da vida, crescemos, mudamos, aprendemos a contrariar os efeitos negativos, aprendemos a sorrir mesmo que nos apeteça chorar, aprendemos a valorizar quem merece e a ignorar quem não interessa, entendemos que cada dia é diferente, mesmo que pareça igual a todos os outros já passados e é inevitável não ver que estamos em constante mudança… por tudo isto, a escolha que fiz à 10 meses, até agora, está a ser positiva, tornou-me mais forte!
Para acabar este desabafo, deixo uma frase muito sábia de Paulo Coelho:
"Podemos acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta que nenhum dia é igual a outro. Cada manhã traz uma bênção escondida; uma bênção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem desaproveitar. Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder.
Este milagre está nos detalhes do quotidiano; é preciso viver cada minuto porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correcta para a decisão que tomaremos.
Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudança." (Paulo Coelho)

Sem comentários:

Enviar um comentário