terça-feira, 27 de setembro de 2011

Comodismo?

Às vezes queremos tanto que algo dê certo, que fazemos de tudo para ignorar os sinais óbvios de que algo está errado, de que algo não está de acordo com o que é considerado normal… andar de “olhos fechados” por vezes é mais confortável do que ver a realidade.
A mentira faz parte da vida de muita gente, mas como diz o ditado “tem perna curta” e mais cedo ou mais tarde acaba por aparecer e por vezes, mesmo de “olhos fechados”, as coisas teimam em revelar-se. E porquê ignorar uma, duas, três vezes? A verdade, é que há pessoas que não conseguem viver sem mentir, sem enganar e há outras que ficam magoadas, mas que tentam esquecer uma, duas, três vezes e muitas vezes passam tempos e tempos nisto, por vezes é fácil ignorar, por vezes são coisas mínimas mas que quando se juntam a outras formam algo complexo difícil de digerir. Cria-se mau ambiente e a qualquer momento recorda-se os maus momentos, os enganos e já não se consegue apreciar os momentos do presente. E por que é que as pessoas teimam em desvalorizar a mentira? Teimam em arranjar desculpas para manter algo baseado na mentira? Será que se consegue ser feliz, mantendo as coisas assim, sabendo que existem coisas que não aceitamos, não concordamos, mas por alguma razão desculpamos (ou pensamos que desculpamos) e esquecemos.
Será que isto é simplesmente uma questão de comodismo? Talvez seja mais uma questão de burrice…a mentira mina e por mais que se ignore, mesmo que se mantenha tudo, nada será igual!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Decisões, escolhas, opções de vida

Há momentos na vida em que pomos em causa as nossa escolhas... vivemos o dia-a-dia numa azafama tão grande que por vezes esquecemos que há coisas importantes que devíamos valorizar e que simplesmente ignoramos pelo simples facto de estarmos ocupados com o trabalho... há momentos em que a monotonia se instala e os dias parecem todos iguais... acordar de manhã bem cedo, ir para o trabalho, voltar a casa e estar umas quantas horas a ver tv ou a dormir, quase sem rentabilizar o dia, à espera da hora de voltar ao trabalho, este é o mal de trabalhar por turnos, temos horas livres durante o dia, mas o certo é que cria uma inércia tão grande que acaba por fazer com que não haja tempo para aproveitar o melhor da vida.
O facto de viver noutro País tem algumas coisas más, como estar longe da família, amigos, dos nossos cantinhos, de tudo aquilo que sempre tomamos como certo e que agora está a milhas de distância…mas também tem coisas boas, como o conhecimento de outras realidades, culturas, a aprendizagem de uma nova língua, novos amigos ou conhecidos e independência. Passamos apreciar cada pequena conversa que temos com aqueles que nos acompanharam ao longo da vida, cada momento, abraço ou pequenos gestos que recebemos daqueles que amamos. Passamos a valorizar mais as pequenas coisas que muitas vezes, porque não sentíamos falta, acabávamos por banalizar.
A opção que tomei em viver neste País, já me fez passar bons momentos, já me fez passar maus momentos e até momentos neutros, que é como quem diz, indiferentes, nem bons nem maus, mas tudo isto faz parte da vida, crescemos, mudamos, aprendemos a contrariar os efeitos negativos, aprendemos a sorrir mesmo que nos apeteça chorar, aprendemos a valorizar quem merece e a ignorar quem não interessa, entendemos que cada dia é diferente, mesmo que pareça igual a todos os outros já passados e é inevitável não ver que estamos em constante mudança… por tudo isto, a escolha que fiz à 10 meses, até agora, está a ser positiva, tornou-me mais forte!
Para acabar este desabafo, deixo uma frase muito sábia de Paulo Coelho:
"Podemos acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta que nenhum dia é igual a outro. Cada manhã traz uma bênção escondida; uma bênção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem desaproveitar. Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder.
Este milagre está nos detalhes do quotidiano; é preciso viver cada minuto porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correcta para a decisão que tomaremos.
Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudança." (Paulo Coelho)

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

De volta...

Férias 2011
As férias acabaram, não consegui postar nada durante os dias que estive em Portugal, primeiro porque não havia pc por perto e segundo porque foram dias bastante preenchidos.
Duas semanas, parece muito tempo, mas na verdade passam muito rápido. Os dias foram divididos, entre amigos e família, almoços, jantares, festas e pouco descanso.
Foram umas férias bem passadas, deu para rever quase toda a gente, aproveitar o sol (dias fantásticos, muito calor) praia, piscina... não me posso queixar.
De volta ao frio, chuva e ao trabalho, só resta esperar pelas próximas.J


domingo, 4 de setembro de 2011

Regresso a Portugal...

Pois bem, amanhã é o grande dia, vou de férias, Portugal está à vista.
Mal posso esperar para ver e abraçar a minha família, rever os meus cães e a nova aquisição da familia, a moranguinha, segundo a minha mãe, uma gatinha traquina mas muito meiga.
 Estou ansiosa por voltar à minha cidade e não só, ansiosa por voltar também, à cidade que foi durante 4 anos "minha", Vila Nova de Gaia, que saudades da praia, do cais (por sua vez, o Porto,também), das vistas, dos amigos...de tudo.
NiNi (a minha bebé)
No entanto à coisas que me vão fazer falta nas férias, a minha casa, que é o nosso refúgio, as minhas séries da fox life, do axn e da sony ( a sorte é que a maioria delas são repetidas vezes sem conta, o que por vezes me tira do sério), mas o que me está a deixar mesmo "deprimida" é o facto de ficar longe da minha nini, não sei como é que ela, se vai dar tanto tempo sem nós, embora ela seja um pouco independente, como todos os gatos, a verdade é que ela nunca esteve sem nós durante muito tempo e quando acontece estarmos mais horas fora de casa, quando voltamos ela fica louca, eléctrica sem saber o que fazer, acho que isto vai ser o mais dificil de suportar.

Quanto às férias espero que o sol dê o ar da sua graça e que o calor se instale, uma vez que os últimos dias, pelo que me disseram, não têm estado grande coisa...além disto, espero ter um pc por perto para poder de vez em quando passar por aqui, acompanhar os acontecimentos e se possível, documentar um pouco do que ando a fazer.

Agora sim, já estou em reboliço, a contar as horinhas, sem saber o que fazer para me distraír, antes de partir, mais algumas horas e rumo a Gatwick :) Estou Feliz!



quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Happiness

Numa das minhas idas ao médico, que foram algumas, uma vez que nos últimos 6 meses aproximadamente, tenho tido dores fortes no estômago, que me põe indisposta e com dificuldade em fazer simples movimentos, como andar, encontrei na sala de espera um flyer que penso ter uma informação interessante,  passo a citar:

"Remenber, you deserve to be happy so make it a priority"
1. NURTURE CLOSE RELATIONSHIP
Once a week have an hour long conversation with your partner or a close friend. Concentrate on the quality of your relationships and not the quantity.
2.TAKE UP A HOBBY
It could be painting,making music or playing sport. Psychologists call this "flow activity" and people record higher levels of happiness afterwards.
3. EMBRACE ROUTINE
Research shows that although we believe we want variety and choice, we´re actually happier with routine. Its comfortable and familiar and it can make us happier.
4. EXERCISE
Take half an hour of exercise three times a week and your general feelings of happiness will improve by 10-20 per cent.
5. SMILE AND LAUGH
Smiling releases feel-good chemicals called endorphins and laughter is a priceless way of relaxation. On a bad day, turn off news and watch a comedy instead.
6. TREAT YOURSELF
Whether you think you deserve it or not, really enjoy it. Cook your favorite meal or have a nice hot bath.
7. DO SOMEONE A GOOD TURN
It triggers a cascade of positive effects. Anyone witnessing a good deed also benefits by experiencing an emotion that psychologists call "elevation".
8. DON´T DWELL ON THE PAST
Nobody can change it. Be grateful for what the past gave you. If you could change your past you wouldn´t be the person you are today.
9. SET YOURSELF GOALS
Continued self-improvement makes life more fulfilling. Setting goals helps us to look towards the future.
10. COUNT YOUR BLESSINGS
At the end of the day remind yourself of what´s good in your life and stay positive."

(by East sussex helthcare)

Cada vez mais penso que devemos viver a vida ao máximo, que devemos ver nas pequenas acções oportunidades para ser feliz, aproveitar cada momento, como se fosse o último, porque quando falamos com uma amiga e ela nos conta que tem um amigo que morreu de repente sem ninguém esperar, ou quando ligamos para casa e nos dizem que uma pessoa próxima tem apenas alguns meses de vida, questionamos se realmente estamos a viver a vida da melhor maneira se valorizamos as pessoas que estão ao nosso lado, se ocupamos o nosso dia com coisas produtivas, se somos felizes, se estamos realizados, se vivemos no limite aproveitando todos os bocadinhos para estar bem ou se simplesmente vivemos para sobreviver sem realmente fazer aquilo que nos dá mais prazer.
Como dizia António Feio "“Aproveitem a vida e ajudem-se uns aos outros, apreciem cada momento. Agradeçam e não deixem nada por dizer, nada por fazer” e com toda a razão, cada vez mais, acho que estas são sábias palavras, embora seja dificil de conseguir seguir este lema de vida, é sem dúvida a melhor maneira de ser feliz. "Vive, deixa viver, e sê feliz", espero um dia olhar para trás e não lamentar, espero poder dizer que tudo o que vivi valeu apena... amanhã é outro dia e hoje quero adormecer a pensar que amanhã serei capaz de conseguir fazer do meu dia e de os que me são próximos um bom dia!
Boa noite***

Tempo de espera


Faltam 3 dias para entrar de férias e 4 para voar para Portugal... estou ansiosa que chegue segunda-feira, mas por incrivel que pareça sinto que esta semana está a passar muito rápido, talvez os últimos dias custem um pouco mais.
Amanhã tenho a última e mais dolorosa consulta no dentista, antes de ir de férias, não gosto nada mas tem de ser. Depois falta, comprar umas lembranças, arrumar as coisas, fazer as malas e descansooooooo...
Hoje acordei com esta música na cabeça,
http://www.youtube.com/watch?v=iWOyfLBYtuU , sinto que me diz algo.